http://www.makepovertyhistory.org

julho 07, 2005

Arrastão Orwelliano

Em eraumavezumarrastao.net, a jornalista Diana Andringa, mostra num registo audiovisual uma versão diferente do mediático arrastão de Carcavelos. O documento acaba por ser sobre os meios de comunicação social e como, ao bom jeito de George Orwell, uma mentira legitimidada por uma fonte considerada credível se transforma numa verdade. Andringa, neste documento, atribui intencionalidade e "manipulação de massas", eu fico-me pelo sensacionalismo e adopção da notícia fácil e gratuita.
Relembro ainda, a forma divertida como Gonzallo Torrente Ballester numa das suas obras mais conhecidas, "A Crónica do Rei Pasmado" (editada em Portugal pela Caminho) retrata o poder do boato:
"A madrugada daquele domingo, tantos de Outubro, foi de milagres, maravilhas e supresas, embora tivesse havido, como sempre, desacordo entre as testemunhas e testemunhos. Mais exacto seria, certamente, dizer que toda a gente falou deles, ainda que ninguém os tivesse visto; mas, como a exactidão é impossível, mais vale deixar as coisas como as contam e contarão (...)"