http://www.makepovertyhistory.org

dezembro 08, 2004

Como eu te compreendo!! - Cap. 1

Decidi iniciar uma série de posts sobre queixas/desabafos que vou encontrado em sites de amigos ou web sites cujo conteúdo costumo ler com alguma regularidade. Vou chamar-lhe "Como eu te compreendo!!" e cada post será numerado e denominado de capítulo.
Todos temos as nossas queixas, com maior ou menor razão, e alguns de nós (*hint*, Miguel!) queixam-se com alguma regularidade.
Começo a série com um quote sobre mau código. Um desabafo da Catarina.
Ler mau código deve ser das piores tarefas a que um programador está sujeito... Se lhe juntarmos falta de comentários ou documentação decentes, a não existência de um estilo de código com indentações e paragrafações coerentes e erros absolutamente inacreditáveis, com os quais nos questionamos como é que aquilo pode estar em produção, torna-se um verdadeiro pesadelo...
Não sou um programador, masjá tive - em algumas situações - que mexer em markup feito por outra pessoa. Algumas vezes é um pesadelo! A maior parte dos profissionais não costuma obedecer às boas práticas que são amplamente recomendadas em literatura especializada sobre o assunto ou por outros colegas.
Normalmente, essas pessoas só compreendem isso quando passam pela situação. Outros nunca chegam a compreender.