http://www.makepovertyhistory.org

janeiro 27, 2005

Google e Ben Goodger

Um dos principais "developers" do Firefox, Ben Goodger foi recentemente contratado pela Google. Apesar de continuar a trabalhar no desenvolvimento do Firefox com a Mozilla Foundation, a partir de 10 de Janeiro Goodger tornou-se um empregado da Google. E se todos sabemos que a Google tem como estratégia recrutar jovens talentosos, segundo avança Ken Fisher na Ars Technica, espera concerteza um forte retorno desse investimento.
Qual o motivo desta contratação? Fisher especula, inteligentemente, sobre a famosa possibilidade de a Google lançar o seu próprio browser, baseado no excelente trabalho que tem sido feito no Firefox - ainda que só esteja na versão 1.0, padecendo de alguma maturidade e estabilidade -, ou na possibilidade de aproveitar os excelentes conhecimentos de Goodger em XUL para aplicar às suas aplicações web. Sendo uma linguagem independente da plataforma para a concepção de "user interfaces", não é particularmente complicado imaginar os benefícios em termos de rapidez de desenvolvimento e portabilidade que representa para as aplicações da Google.
Esta última hipótese parece-me particularmente interessante. We shall see!

Update:
John Dvorak escreveu um interessante artigo na Marketwatch sobre as recentes contratações da Google, a aquisição do domínio gbrowser.com e o hipotético "roadmap" da empresa. (via Slashdot)